Dybbuk

domingo, 3 de março de 2013.


Um Dybbuk é uma entidade maligna, muitas vezes designada como um demônio ou como uma alma que não encontrou a luz. O termo Dybbuk, deriva-se do hebraico (דיבוק) que significa “anexo”. Ou seja, um Dybbuk se “anexa” ele possui um corpo em vida e passa a controlar sua parte material. 

Na crença judaica, os Dybbuks são almas cuja entrada no inferno não foi permitida. Geralmente, por terem cometido uma infração muito grave em vida, como suicídio, por exemplo; ou almas que conseguiram fugir do inferno. Algumas vezes, são seres que não conseguiram cumprir sua missão durante a vida, e assim, ganharam uma segunda oportunidade na forma de Dybbuk. Assim que um Dybbuk termina a sua missão, acredita-se que ele deixa o corpo do hospedeiro. Ou então, depois de ser ajudado.

Segundo a crença, os Dybbuks chegam a seu hospedeiro humano em etapas. Primeiro, ele habita o corpo de um animal frágil (um inseto). Depois, passa a habitar de um animal mais resiste, como um cachorro. E por último, ele habita o corpo de um ser humano. Muitos acreditam que ele passa por todas essas etapas para poder ganhar energia, visto que ele não tem energia suficiente para habitar o corpo de um ser humano, sem passar pelo corpo de outros seres.  


Um Dybbuk centra em apenas um corpo específico, mas também pode possuir o corpo de várias pessoas. Costumam ser criaturas muito resistentes. Só é possível expulsá-los através de um exorcismo judaico.E nem sempre são criaturas malignas. Alguns acreditam que podem existir Dybbuks do bem, mas não há evidências disto. 


O filme The Unborn (Alma Perdida), retrata a vida de uma garota de 19 anos, atormentada por um Dybbuk. Abaixo, segue-se a sua sinopse. 
  
 "Casey Beldon (Odette Yustman) é uma jovem de 19 anos que começa a ser assombrada por um dybbuk - espírito malevolente e vagante tradicional da cultura judaica - que foi um menino perseguido no campo de concentração de Auschwitz na Segunda Guerra Mundial. Seu namorado Mark Hardigan (Cam Gigandet) e a melhor amiga Romy (Meagan Good) ajudam Casey da forma que podem, mas ela é obrigada a procurer a ajuda do rabino Sendak (Gary Oldman), especializado em casos espirituais, para conseguir se livrar do tormento."


TRAILER DO FILME





ATENÇÃO: é expressamente proibido copiar este artigo deste Blog. PLÁGIO é crime previsto a lei de 98. Tenha consiência disso e não copie! eu denunciarei os blogs que contiverem meus artigos. 

0 comentários: