Origem da sexta feira 13

sexta-feira, 13 de julho de 2012.


A sexta feira 13 é sempre compreendida como um dia de azar ou má sorte, principalmente pelos supersticiosos que acreditam que neste dia, alguma coisa ruim pode lhes acontecer. Junto com esta data sinistra, emerge um conjunto de lendas urbanas e crendices do saber popular. Gatos pretos, bruxas, lobisomens, etc. E sem contar os filmes, entre os mais populares, o personagem fictício Jason Voorhees um serial killer que ataca suas vítimas nas sexta feiras 13.

Mas de fato, você já se perguntou qual é a origem da sexta feira 13? Onde surgiu essa crença que este dia é "azarado"? Há muitas explicações para origem da sexta feira 13. E todas estão difundidas em diferentes culturas pelo mundo todo. A explicação mais conhecida é a de que Jesus teria sido "perseguido" por essa data e pelo número 13. Antes de ele morrer crucificado numa sexta feira, ele teria celebrado uma ceia que contava com 13 participantes.
 
Mas além dessa, existe outra explicação bastante popular entre os países da Europa. A origem da sexta feira 13, teria se dado ao fato de que o rei Felipe IV sentia-se ameaçado pelo imenso poder que a igreja exercia sobre seu país. E então ele tentou se filiar à Ordem Religiosa dos Cavaleiros Templários como uma forma de contornar a situação que ameaçava seu poder. Porém seu pedido para fazer parte da corporação foi negado, e o rei enfurecido teria ordenado uma perseguição aos cavalheiros templários na sexta feira, 13 de Outubro de 1307.
 
De acordo com outra história, também muito conhecida na Europa, à maldição da sexta feira 13 estaria ligada com a conversão dos povos bárbaros que invadiram a Europa no início do período medieval. Antes dos bárbaros se tornarem cristãos, eram politeístas e tinham um certo fervor pela deusa escandinava Friga, deusa do amor, beleza e sedução. Depois que se tornaram cristãos, passaram a amaldiçoar a deusa como uma bruxa, alegando que ela todas as sexta feiras, se reunia com onze feiticeiras e o demônio para rogar pragas contra os humanos.
 
Outra lenda nórdica que reforça a crendice da anterior é de que a origem da sexta feira 13 teria surgido de um conflito, onde o deus nórdico Odin realizou um banquete, contando com a presença de outras 11 poderosas divindades. Mas Loki, o deus do fogo e discórdia, ficou ofendido e furioso por não ter sido convidado para participar do suntuoso banquete, e este causou uma grande confusão que resultou na morte de Balder, uma das mais belas divindades nórdicas. Com isso, criou-se o mito de que um encontro com treze pessoas sempre acaba em discórdia.
 
Como podemos ver, existem muitas outras explicações e crendices relacionadas à sexta-feira 13, porém todas são infortunadas e interpretam essa data como um dia de azar e de mau agouro. Apesar disso, existem muitas pessoas que interpretam essa data como totalmente o oposto. De acordo com os astrólogos e com os princípios da numerologia, o número 13, através da soma de seus dígitos, é um numeral próximo ao 4, compreendido como um poderoso indício de sorte e boas energias. Além disso, muitos outros povos acreditam que quem nasce numa sexta-feira 13, é uma pessoa de bom caráter, corajosa, e forte.


ATENÇÃO: é expressamente proibido copiar este artigo deste Blog. PLÁGIO é crime previsto a lei de 98. Tenha consiência disso e não copie! eu denunciarei os blogs que contiverem meus artigos. 

0 comentários: