A bruxa de Gwrach-y-rhibyn

domingo, 29 de julho de 2012.



Nos arredores do País de Gales essa figura assombrosa da mitologia galesa, é conhecida por prever a morte das pessoas. O significado de Gwrach-y-rhibyn é "Bruxa de Bruma", porém é mais conhecida como "Bruxa da Baba.". Embora seja associada com a Banshee, a Bruxa da Baba Galesa, lamenta e chora quando prevê a morte de alguém, diferente da lavadeira irlandesa Banshee que lava a roupa suja de suas vítimas, avisando que estão á mercê da morte.
 
A assustadora Bruxa é descrita como uma velha horrenda e desprezível, com aspecto maltratado, de nariz saliente, olhos penetrantes e medonhos e dentes semelhantes á presas de morcegos. Seus braços são magros e compridos com garras no lugar de unhas e ela possui duas asas negras e repletas de escamas. Muitos Galeses já relataram ter visto a horrenda criatura. Outros apenas dizem tê-la reconhecido, por um bater de asas muito grandes para pertencer á um pássaro ou por marcas de garras nas janelas. 



Uma antiga e influente família do sul de Gales, disse ter sido assombrada pela Gwrach-y-rhibyn. A família de nome Stardling, por setecentos anos, ocupou o Castelo de São Donato, no litoral de Glamorgan. Porém a família perdeu a propriedade em meados do século XVIII. Mas a Bruxa Baba continuou assombrando o Castelo, ainda associando os Stardling á ele.
 

Em uma noite, um hóspede do Castelo, foi despertado por um som de lamúrias e gemidos de uma mulher, abaixo de sua janela. Abriu a janela e olhou para fora, mas nada conseguiu ver além da escuridão. Quando estava voltando para sua cama e fechando as persianas, o rapaz escutou o som de asas gigantescas baterem. Assustado voltou para sua cama e acendeu uma lamparina que duraria até o amanhecer. Na manhã seguinte, o hóspede indagou alguns de seus companheiros se haviam ouvido os estranhos barulhos e a sua anfitriã confirmou que também havia escutado e disse que seriam de uma Gwrach-y-rhibyn que supostamente estava prevendo a morte de um dos Stardling. Mas todos os presentes disseram que nenhum dos Stardling habitava o antigo castelo. Porém naquele mesmo dia, houve a notícia de que um último descendente da família Stardling, estava morto.


ATENÇÃO: é expressamente proibido copiar este artigo deste Blog. PLÁGIO é crime previsto a lei de 98. Tenha consiência disso e não copie! eu denunciarei os blogs que contiverem meus artigos. 

2 comentários:

Michel Camarão disse...

Eu lhe recomendaria uma pesquisa sobre lendas arturianas e a dama do lago (e suas variações no mundo). Não conhecia a "variação" Gwrach-y-rhibyn, mas sabia do X-MEN (que grita e voa) e a nossa brasileira (principalmente na amazônia) MATINTA-PEREIRA, a nossa bruxa não tem origem na bruxa medieval (tem traços) mas suas raizes estão nas lendas arturianas e na BANSHEE.
Falando em bruxas,Tenho certeza que você vai gostar de ler o bizarro MALEUS MALEFICARUM e se vc tem orgulho de ser mulher deve ler ao menos a "introdução histórica", para uma edição da Ed. Rosa dos Ventos,da Rose Marie Muraro (ESSA É UMA BRUXA DE VERDADE...)

Juliane disse...

Eu tinha este livro em PDF. Mas quando meu computador foi formatado, eu o perdi. Obrigado mais uma vez pela indicação!