O Bispo do Mar

segunda-feira, 12 de março de 2012.


O Bispo do Mar é uma criatura pertencente aos monstros marinhos. É conhecida como Peixe-Bispo, também. Não se sabe ao certo a qual mitologia essa criatura pertence, mas por meio de relatos ela foi capturada em 1433 no Mar Báltico, e oferecida ao rei da Polônia que o manteve consigo.

Quando a criatura foi apresentada á alguns bispos católicos, ela gesticulou em forma respeitosa solicitando a sua libertação. E assim que concebida pelos bispos, a criatura fez um sinal da cruz como agradecimento, e em seguida voltou ao mar desaparecendo.

Em 1531, um exemplar do Bispo do Mar, teria supostamente sido capturado próximo à Alemanha em 1531. Porém a criatura foi rebelde e recusou-se a se alimentar, então acabou morrendo três dias depois.


CURIOSIDADES

  • A criatura foi descrita no quarto volume da obra de Conrad Gesner, HISTORIA ANIMALIUM. 



ATENÇÃO: é expressamente proibido copiar este artigo deste Blog. PLÁGIO é crime previsto a lei de 98. Tenha consiência disso e não copie! eu denunciarei os blogs que contiverem meus artigos. 

2 comentários:

Michel Camarão disse...

tenho certeza que vc vai adorar o livro ESQUECIDOS POR DEUS - Monstros do Mundo Europeu e Ibero-Americano (Séculos XVI-XVIII), da nossa historiadora Mary Del Priore onde ela apresenta, além do L'efuefque de mer, outras monstruosidades. Vc vai gostar mesmo.

Juliane Way disse...

Obrigado pela recomendação :)