Papa- Figo

domingo, 6 de novembro de 2011.

Há muitos anos atrás, acreditavam que a terrível doença chamada Lepra, era causada por infecções e mau funcionamento do órgão humano fígado; que para eles era o principal produtor de sangue. A cura encontrava-se no ato de ingerir o órgão sadio. Mas somente o fígado de crianças, que era saudável e puro, seria capaz de livrar os doentes da terrível Lepra. O papa figo era, portanto um portador de lepra, em busca de fígados infantis.

É descrito como um velho, com o corpo coberto de chagas e cheio de maus-tratos. Também é descrito como um homem, com a barba mal feita, sujo, alto e magro a andar durante toda noite em busca de crianças sadias a fim de raptá-las e depois, arrancar-lhes o fígado. Em outras versões, dizem que o papa figo não é “injusto”. Ele só rapta criancinhas que são mal educadas, desobedientes e que se comportam mal. A lenda urbana do homem cruel é conhecida em praticamente todos os estados Brasileiros.


Mario Corso, fez uma breve e interessante interpretação para a lenda urbana do Papa- Figo em seu livro Monstruário (pg 140.)

"De certa forma, hoje estamos ressucitando o papa-figo na figura do sequestrador de crianças para transplante de órgãos. A idéia é a mesma: nossas crianças são vítimas de ladrões de órgãos. Embora a maldade humana pareça não ter limites, desse fato só temos por enquanto suspeitas. Assim nascem e se conservam os monstros míticos, vivendo nessa fronteira difusa entre o fato e a fantasia".
ATENÇÃO: é expressamente proibido copiar este artigo deste Blog. PLÁGIO é crime previsto a lei de 98. Tenha consiência disso e não copie! eu denunciarei os blogs que contiverem meus artigos. 

0 comentários: