A diferença entre espíritos e fantasmas

quarta-feira, 16 de novembro de 2011.

Embora às vezes não percebamos, existem sim diferenças entre espíritos e fantasmas. São seres presentes no universo desde o princípio de sua existência. Mesmo que seja de diversas formas. Lendárias ou não.

SIGNIFICADO DO TERMO ESPÍRITO 
 
A palavra espírito possui uma raiz etimológica derivada do latim "spiritus" sendo referenciada a diversos outros idiomas. Ela é frequentemente utilizada para designar a parte imaterial do ser humano, ou seja, a alma. Entidades sobrenaturais sendo anjos ou demônios. Também, Mente pensamento. Índole ou inteligência.

SIGNIFICADO DO TERMO FANTASMA

Assim como o termo espírito é usado para designar e dar sentido a diversas palavras, o termo fantasma também. Geralmente fantasma é frequentemente usado para referenciar uma suposta aparição de algum antepassado, geral com propósito malévolo de assustar alguém. Ou então qualquer aparição que não pertence ao mundo dos vivos.

Podemos perceber claramente a diferença entre esses dois termos que muitas vezes são usados como sinônimo. Simplificando, espírito é a parte imaterial do ser humano, sua alma, sua virtude além de todo o seu interior. Incluindo seu modo de viver, sua alma e a sua personalidade. Podendo ser um anjo, um demônio ou até mesmo alguma entidade, não presa há um corpo material. Fantasma por sua vez, é um pouco "fictício" sendo uma suposta aparição de um espírito que não encontrou a sua "luz" e permanece no mundo dos vivos.

Neste post expressei o meu ponto de vista. Os espiritualistas, filósofos, espiritas, cientistas, teósofos, e até nós, também temos nosso ponto de vista sobre cada um desses termos, que são um tanto bem complexos. Mas temos que reconhecer que esses dois termos não são a mesma coisa. Abaixo separei duas imagens diferentes. Uma representando um espírito e outra representando um fantasma. Já que a visão e o "observar" pode nos ajudar a compreender melhor o que não conseguimos entender com um texto.

Imagem representando o termo "Fantasma"

Imagem representando o termo "Espírito" 


Fontes: Mini dicionário da língua Portuguesa

ATENÇÃO: é expressamente proibido copiar este artigo deste Blog. PLÁGIO é crime previsto a lei de 98. Tenha consiência disso e não copie! eu denunciarei os blogs que contiverem meus artigos. 

0 comentários: