Halloween

segunda-feira, 24 de outubro de 2011.
Origem e História

A História do Halloween existe há muito tempo. Sua comemoração é de origem Celta (povo que habitou a Grã- Bretanha a mais de 2000 atrás). No calendário Celta, o dia 31 de Outubro fazia parte de um conjunto de quatro comemorações. Incluindo adoração aos deuses da cura e do sol, colheitas e rituais de fertilidade para favorecer o crescimento da lavoura. A última comemoração era realizada no dia 31 de Outubro se chamava Samhain; era comemorada em adoração ao senhor dos mortos, Samhan. Essa data era marcada por lendas antigas que influenciavam muito a cultura europeia.

Eles acreditavam que nesta data, os espíritos desencarnados poderiam voltar ao mundo, para tomarem o corpo dos vivos além de se alimentar e assustar as pessoas. Então nesta data, era muito comum prepararem diversas comidas, decorarem casas com objetos assustadores como abóboras enfeitadas, caveiras entre outros. Também acendiam uma enorme fogueira em torno da redondeza, onde dançavam e sacrificavam animais como adoração ao deus Samhan. Após o término das festas, os habitantes apagavam todas as tochas e fogueiras e deixavam o ambiente frio e sombrio, desta forma os espíritos não iriam lhes fazer mal. Depois se fantasiavam com máscaras e trajes assustadores e andavam pelas ruas fazendo barulho, com o fim de assustar os espíritos desencarnados. Adotaram também, o costume de oferecer alimentos aos espíritos para que esses não lhes trouxessem negatividade ou então os possuísse. Mas essa prática foi modificada e com o passar do tempo, passaram a doar os alimentos aos mendigos e aos mais necessitados, e em troca, eles oravam pelas almas dos espíritos desencarnados. Os Irlandeses por sua vez, organizavam procissões para atrair oferendas dos agricultores locais. Quem recusasse, tinha as colheitas amaldiçoadas pelos espíritos. Quando o costume foi levado pelos Irlandeses até os Estados Unidos, originou-se o famoso trick or treat (Gostosuras ou Travessuras), que hoje em dia é comum às crianças norte-americanas adotarem este costume, se fantasiarem para o dia das bruxas e pedirem “trick or treat” nas casas, no dia 31 de outubro.

Porém por ser uma festa pagã, foi condenada na Europa na idade média quando passou a ser chamada como Dia das Bruxas. Então o papa Gregório III para evitar conflitos entre os pagãos e cristãos, resolveu alterar o Dia de todos os Santos que era conhecido por Halloween comemorado no dia 13 de Maio, para o dia primeiro de novembro, com a finalidade de unir essas crenças e aproximar as datas comemorativas. Desta maneira, os cristãos comemoravam o dia de todos os santos, após a comemoração pagã ocorrida no dia 31 de Outubro ao Senhor dos mortos. Por surgirem várias práticas ao decorrer dos anos, a ideia das possessões dos espíritos foi sendo esquecida, assim ficou sendo uma tradição folclórica.

O Halloween é adotado na maioria dos países do mundo todo, tendo uma forte influência Norte Americana. Também serve de temática para a maioria dos filmes de terror, com personagens sinistros e assassinos como em sexta feira 13, Halloween, entre outros diversos filmes. No Brasil, o Halloween não é muito comemorado, pois por alguns defenderem a ideia de que não tem muito haver com o nosso folclore, já que ele é rico e diversificado; tendo uma cultura muito diferente da que é difundida no Halloween. Assim criaram em 2005 o “Dia do Saci” em 31 de Outubro.
 
Abóbora  (Jack O' Lantern)


A origem da Abóbora oca, que possui buracos em formato de boca, olhos e nariz, originou-se de uma antiga lenda Irlandesa sobre um homem trapaceiro e alcoólatra chamado Jack. Segundo a lenda, por não ser nada honesto e ser um tremendo trapaceiro, no dia 31 de Outubro, Jack havia se embriagado demais, então o Diabo veio buscar sua alma. Desesperado, Jack pede mais alguns minutos pro Diabo para tomar mais um copo de bebida, e quando este lhe concede, ele vai até uma árvore (considerada a moradia do Diabo) e ali desenha com um canivete, uma cruz. Assim o Diabo ali fica aprisionado e desesperado implora para sair. Então Jack lhe propõe um trato. Só o libertaria se ele o deixasse em paz e nunca mais o procurasse. Sem opção, o Diabo concorda e a partir daí Jack passa a se comportar melhor. Passa a tratar com carinho a esposa e os filhos, além dos amigos; passa a ser caridoso e solidário e ir à igreja todos os domingos. Mas a mudança não dura por muito tempo...

No próximo ano Jack morre de tanto se embriagar. E não é permitido de entrar no céu e nem no inferno é aceito, por ter tratado o Diabo mal e este se sentir ofendido e humilhado. Mas o diabo com pena de Jack lhe dá uma vela para iluminar seus caminhos. Para que ela não se apagasse, Jack perfura um Nabo e dentro dele coloca a vela, afim de que emita luz para lhe guiar. Então a partir dessa lenda, na Irlanda adotaram a "Lanterna de Jack", perfurando nabos no formato de olhos e bocas e colocando velas em seu interior. Mas quando os Irlandeses se imigraram para América, encontraram abóboras muito mais abundantes, então passaram a utilizar a abóbora ao invés do Nabo, como Jack Lantern.

Bruxas e Gatos Pretos


Segundo algumas crenças, adotados por povos muito antigos, as bruxas se reuniam duas vezes por ano, durante as mudanças de estações. Participavam de comemorações organizadas pelo demônio e espalhavam maldade e feitiçaria por todo mundo. Transformando as pessoas em animais ou até mesmo sacrificando crianças.

Os druidas sacrificavam gatos pretos, pois acreditavam que as bruxas se apossavam dos corpos deles ficando camufladas. Também existem muitas superstições relacionadas á estes animais, considerados místicos. A mais comum delas, é que gatos pretos são sinal de mau agouro; e que se você cruzar com algum deles, deve voltar pelo mesmo caminho em que cruzaram ou senão ele lhe trará negatividade e azar.

Alguns Significados dos elementos do Halloween

Abóbora: Simboliza a fertilidade e sabedoria

Caldeirão: Simboliza o útero e a abundancia da deusa mãe. Dentro dele, podem ser colocados bilhetes com pedidos e moedas dos participantes para os espíritos.

Aranha: Simboliza o destino que tecem suas teias o meio e o suporte para seguir em frente.

O morcego: O morcego é um animal considerado místico e oculto. Algumas crenças, acreditam que eles podem ser demônios disfarçados,sendo assim, um animal com poderes sobrenaturais.

Máscaras e fantasias: Eram utilizadas para afugentar espíritos desencarnados. E também para dar uma aparência sombria aos participantes da festa. É também uma forma de conectar os participantes com o mundo espiritual.

Fogueiras: Nas comemorações do Halloween, os Druidas construiam grandes fogueiras conhecidas como Bonefire ( Fogo de ossos) onde queimavam criminosos, animais e malfeitores vivos. Acreditavam que assim poderiam prever o futuro, através do fogo e da observação da posição dos corpos sendo incinerados.

Cores:
Laranja- Era a cor das velas utilizadas nas missas em memória as mortos, em novembro.
Preto- Era a cor que revestia os esquifes.
Roxo- Cor da magia ritualística realizada durante a comemoração do dia 31 de Outubro.



ATENÇÃO: é expressamente proibido copiar este artigo deste Blog. PLÁGIO é crime previsto a lei de 98. Tenha consiência disso e não copie! eu denunciarei os blogs que contiverem meus artigos. 

0 comentários: