O velho do Saco

quinta-feira, 16 de junho de 2011.

Você lembra na sua infância, quando queria fazer algo de errado ou aprontar alguma travessura, seus pais falavam "cuidado com o homem do saco"? Pois é, o homem do saco não era apenas um pretexto para você não aprontar, ele faz parte de uma lenda urbana muito conhecida e pode ser interpretado de diversas maneiras.


Conta á lenda que o homem do saco carrega crianças que estão sozinhas sem nenhum adulto por perto ou quando estão brincando. Em outras versões, dizem que o velho na realidade, era um cigano. Ainda segundo a lenda, ele levava as crianças dentro de um saco pra sua casa, a fim de fazer com elas, sabonetes e botões. Não há evidências exatas de quando se deu o início das lendas, mas há uma estimativa histórica de que se deu com a chegada dos Sintose dos Rom no Brasil. A migração do povo Cigano para as Américas, se deu no fim do Século XIX. Sem Pátria, num mundo onde tudo se transforma em uma velocidade cada vez maior, o povo cigano viveu durante muito tempo marginalizado da sociedade; que desenvolveu uma aversão da população a esse povo, taxando-os de ladrões, sequestradores e vadios. Quando se iniciaram as lendas do velho do saco, os pais que possuíam filhos indesejados amarravam uma fita vermelha nos pé da cama da criança, e assim o velho do saco vinha, e levava a criança cujo pé da cama tinha uma fita vermelha. Essa versão é a original da lenda do velho do saco. Os pais a utilizavam para assustar as crianças e forçá-las a se tornarem obedientes.

 
ATENÇÃO: é expressamente proibido copiar este artigo deste Blog. PLÁGIO é crime previsto a lei de 98. Tenha consiência disso e não copie! eu denunciarei os blogs que contiverem meus artigos. 

0 comentários: