Trepanação

domingo, 11 de dezembro de 2011.
A trepanação é uma prática muito antiga que consiste em perfurar o crânio de algum indivíduo a fim de curar problemas mentais, traumas, e até expulsar espíritos malignos e demônios. Essa prática foi adotada principalmente no Egito Antigo, na Grécia e nos tempos pré-históricos e clássicos romanos, no Oriente Médio e Distante, entre as tribos célticas, na China (antiga e recente), na Índia, entre os Maias, Astecas e Incas, entre os índios brasileiros (karaya e eugano), nos Mares de Sul, e na África do Norte e Equatorial (onde elas ainda são realizadas, inacreditavelmente).



A trepanação era principalmente utilizada em rituais antigos, onde encontraram na maioria das civilizações, cadáveres com o crânio perfurado com sinais de trepanação e um pequeno sol desenhado ao redor do orifício. Há alguns registros de que não utilizavam nenhum analgésico ou anestesia durante o processo da trepanação. E que a prática chegava a demonstrar um aspecto cruel, pois os pacientes teriam que estar bem amordaçados e amarrados durante o processo. Mas por incrível que pareça, a sobrevivência ao processo nos séculos antes da idade média, eram aproximadamente de 70%. Mas devido ao mal cuidado das pessoas que realizavam essa prática, acabavam perfurando as meninges do paciente e causando uma hemorragia incontrolável, então nos séculos XIV a XVIII o índice de sobrevivência caiu praticamente à zero. 




Há relatos também, de que a prática era realizada em alguns pacientes contra a vontade dos mesmos; onde os dopavam com bebidas alcoólicas, e quando se encontravam totalmente embriagados, perfuravam seus crânios. Estes relatos surgiram principalmente no Egito e na Mesopotâmia.
Principais Fontes: 
http://blogdoconhecimento.blogspot.com/2004/08/trepanao.html
http://pt.wikipedia.org/wiki/Trepana%C3%A7%C3%A3o



ATENÇÃO: é expressamente proibido copiar este artigo deste Blog. PLÁGIO é crime previsto a lei de 98. Tenha consiência disso e não copie! eu denunciarei os blogs que contiverem meus artigos. 

0 comentários: